Cadastro de plano de contas

27/08/2020

Veja como é simples e rápido o cadastro de  Planos de contas  no ERP Clound, confira os passos abaixo:

O Plano de Contas é um o conjunto de contas criado para atender às necessidades de registro dos fatos administrativos, de forma a possibilitar a construção dos principais relatórios financeiros.

No ERP Cloud, o plano de contas será utilizado no financeiro para diferenciar as receitas das despesas. Ele pode ser acessado através do caminho:

1- Menu Cadastros - Submenu Planos de Contas.

O sistema já traz alguns planos de contas pré-cadastrados, que você poderá editar ou excluir conforme sua necessidade.

2- Ou clique em Novo, se caso deseja criar um novo plano de contas.

Ao abrir a tela de cadastro de planos de contas, você precisará preencher os seguintes campos:

3- Código Hierárquico: informe a hierarquia da nova conta para que a mesma seja vinculada ao plano de contas principal.

4- Nome: defina o nome para a nova conta do plano. Será esta informação que você utilizará para buscar o cadastro em outras telas do sistema.

5- Código Natureza: selecione o código da natureza que melhor se aplica a conta que esta sendo criada.

6- Tipo de conta: selecione se é a nova conta é analítica ou sintética. A conta sintética será a soma de diversas contas analíticas.

7- É despesa?: marque esta opção se a conta for uma despesa . Se esta opção for marcada o sistema entenderá que é uma saída de valor no fluxo de caixa. Se não for marcado o sistema entenderá que é uma receita, ou seja, uma entrada de valor no fluxo de caixa.

8- Grupo de Conta/DRE: informe a qual grupo de DRE será vinculado à nova conta do plano.

Migrar lançamentos de Plano de Contas

Você pode também migrar os dados de um plano de contas existente para outro, basta clicar em Migrar Plano, e escolher para onde quer que seja migrado.

Depois de preencher todas as informações clique em Salvar.

Importante: É possível importar os planos de contas por planilha em excel, acesse:

Mais Ações > Importar/Exportar.

Baixe a planilha no seu computador, preencha com as informações e em seguida a importe para o sistema.

De um uma maneira fácil e rápida você poderá importar todas as suas receitas e despesas de um vez só.

Esperamos ter ajudado, mas se ficou alguma dúvida, entre em contato conosco.